
MÚSICA MECÂNICA NA ADORAÇÃO: UMA VIOLAÇÃO DE QUATRO LEIS DIVINAS
Quatro princípios ensinados no Novo Testamento são rejeitados ao se introduzir na adoração música feita por mecanismos artificiais, a saber:
A LEI DA FÉ
"E, assim, a fé vem pela pregação" da "palavra de Cristo" (Romanos 10:17). Em conformidade com a Palavra, cantamos, oramos, lemos as Escrituras, ofertamos e participamos da ceia do Senhor (1 Coríntios 11:26; 16:1,2). A lei da fé proíbe os cristãos de "ultrapassarem o que está escrito" (1 Coríntios 4:6). Somos assim advertidos: "Todo o que não permanece em Cristo, mas vai além dele, não tem a Deus" (2 João 9; NVI).
A LEI DA ADORAÇÃO
A adoração aceitável a Deus deve ser:
- com a atitude correta no coração do adorador (João 4:24);
- em harmonia com a verdade (isto é, a sublime Palavra de Deus; João 4:24; 16:13; 17:17; Colossenses 3:17) e
- livre de "preceitos de homens" (Mateus 15:9)
A LEI DA UNIDADE
Acima da "unidade do Espírito no vínculo da paz" (Efésios 4:3) está a pureza ("primeiramente, pura; depois, pacífica"; Tiago 3:17) na "doutrina de Cristo" (2 João 9; veja João 12:48). Quando a doutrina de Cristo não está em questão, a lei da unidade incita todo cristão a fazer o máximo possível para manter a congregação unida, sabendo que "divisões...discórdias, dissenções, facções" são "obras da carne" (1 Coríntios 1:10; Gálatas 5:19, 20).
A LEI DO AMOR
"Seja constante o amor fraternal" (Hebreus 13:1). Quando o amor não-egoísta predomina, os cristãos cumprem a ordem de não ter "cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros" (Filipenses 2:4).
O amor fraternal parece não ter existido entre os irmãos de Midway, em Kentucky, em 1859, quando um órgão foi levado ao auditório e usado na adoração, obrigando a alguns cristãos a se retirarem.
Aqueles líderes amaram mais o som de uma máquina do que a comunhão com outros cristãos. Atualmente, aquele órgão encontra-se em exposição numa caixa de vidro, na biblioteca da Faculdade de Midway, num lugar de destaque - em memória do que na verdade foi uma violação da lei do amor.

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da perte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão (1 João 4:20,21).
Hugo McCord
"Todas as igrejas de Cristo vos saúdam" (Romanos 16:16).
This is a Portuguese translation of "Workship, Truty for Today" (August 2000), 2209 S. Benton, Searcy, Arkansas 72143.